terça-feira, 9 de novembro de 2010

Ministério da Cultura


Juca Ferreira from FLi Multimídia on Vimeo.


Estamos na fase de transição dos ministros que ocuparam o cargo nos respectivos Ministérios. Dilma já disse para sua equipe que gostaria que 1/3 dos Ministérios fossem ocupados por mulheres, cumprindo assim com uma de suas propostas que é lutar pela valorização das mulheres no mercado de trabalho. 

A respeito do Ministério da Cultura atualmente Juca Ferreira é quem está no comando. 

João Luiz Silva Ferreira, mais conhecido como Juca Ferreira (Salvador31 de janeiro de 1949) é um sociólogo e político brasileiroEm 1968, foi eleito presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), pouco antes da promulgação do AI-5 (que fechou a UBES entre outras deliberações). Foi duas vezes vereador de Salvador, de 1993 a 1996 e de 2000 a 2004, e foi convidado por seu antecessor Gilberto Gil para integrar o Ministério da Cultura no início do governo Lula, em 2003. É o atual ministro da Cultura, tendo assumido a pasta interinamente em 30 de julho de 2008, após a renúncia de Gilberto Gil. Foi empossado oficialmente no cargo em 28 de agosto de 2008.


Tem uma galera ai fazendo a CAMPANHA FICA JUCA pela sua permanencia no Ministério. Mas alguns nomes estão sendo apresentados como alternativas, dentre eles encontram-se: Emir Sader, sociólogo Marilena Chaui, filósofa Marcos Vilaça, presidente da Academia Brasileira de Letras, Celso Amorim, ministro das Relações Exteriores Ideli Salvatti (PT-SC), senadora Angelo Vanhoni (PT-PR), deputado, Ângelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto Fernando Morais, escritor, Jandira Feghali (PCdoB-RJ), deputada, José de Abreu, ator Wagner Tiso, músico.

Bem dentre os nomes apresentados o único que me atraiu um pouquinho foi Marilena Chauí, mas Juca Ferreira continuar também não é uma má ideia. Durante esse tempo no comando Juca Ferreira elaborou bons projetos, alguns ainda estão em tramitação no Congresso Nacional. Hoje o Plano Nacional de Cultura foi aprovado tem por finalidade o planejamento e implementação de políticas públicas de longo prazo voltadas à proteção e promoção da diversidade cultural brasileira.


Juquinha já até se acabou no funk rsrsrs pois ele acredita que o FUNK é uma manifestação cultural popular legítima:


Nenhum comentário: