terça-feira, 18 de agosto de 2009

40 anos Woodstock



Nos dias 15 a 17 de agosto de 1969 acontecia o maior evento para celebrar a paz, o amor e a música numa fazenda em Bethel, perto de Nova Iorque.

Numa década bombardeada pela Guerra do Vietnã, dividindo opiniões nos EUA. Marcada pela morte de Kennedy e Martin Luther king, pílula anticoncepcional, LSD, movimentos contraculturais, dando voz ao negro, homossexuais e mulheres, viagem do homem a Lua, em que novas filosofias eram concebidas.

O festival de Woodstock foi resultado do movimento hippie que rebelavam-se contra os valores instituídos pela sociedade.

400 mil pessoas marcaram presença no evento, que inicialmente cobrava $18 o ingresso, porém depois que as cercas foram cortadas tornou-se um "concerto livre".

Janes Joplin, Jimi Hendrix, Santana, The Who, Sly and The Family Stone foram alguns dos artistas que deram um show de espetáculo no festival.

Na minha opinião a década de 60 no mundo como um todo foi muito efervescente, tendo consequencias importantes como a luta pelos direitos civis, pelos direitos das mulheres, a yoga, a inclusão dos chamados "minorias": negros, homossexuais e mulheres, e discussão que hoje estão em voga sobre ecologia e sustentabilidade. Os jovens foram os principais personagens para que isso acontecesse, porém acho que hoje em dia dificilmente um movimento como esse aconteceria de novo, os jovens não são mais os mesmos, nem todos se interessam por política, por questões ambientais entre outros assuntos.

Eu mesma naum tenho muito interesse por polítca, eu tento contribuir de alguma forma com atitudes pessoais para um mundo melhor, mas não sou uma pessoa antenada qnd o assunto é política!!

2 comentários:

nathalia maria disse...

viva woodstock!!!!!!!!!!!!!
(adoro)

taty!! vc tem orkut??
me adicionaa!!
procura por 'natles'daí vc vai me achar!! meu nome tá como Nathalia Maria!!
beeeijos

Carina disse...

nossa é verdade os anos 60 e 70 foram importantes.
Na verdade tudo até os anos 90 foi legal, importante e marcante...depois disso(odeio ser da minha geração! rs)

brigada pela ida ao meu blog!
bjoos